quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que são??

Os organismos geneticamente modificados, como já diz o nome, são organismos que tiveram seu DNA modificado.
Vou explicar de forma simplificada e clara pra vocês:
Algumas plantas, insetos e microorganismos carregam em seu DNA genes no qual expressam proteínas e enzimas capazes de protegê-los ou fortalecê-los.
Alguns organismos, os que não possuem esses genes, são modificados para que assim haja a expressão dessas proteínas e enzimas.
Então como é feito?
Vamos supor que semente X possua o Gene A, que expressa a Proteína AA que protege a planta da praga B. Preciso que a Semente Y possua uma proteção contra a praga B, mas ela não possui o Gene A. Então pegamos o DNA da Semente X, e por meios de enzimas de restrição (tesourinhas que cortam o DNA em áreas específicas) cortamos dele a parte que nos interessa, onde está o Gene A. Após a extração esse pedacinho de DNA, então, será inserido no DNA da Semente Y. E assim a Semente Y começará a expressar a Proteína AA.
Aqui está uma explicação de forma simples e bem resumida pois o procedimento exige de técnicas de biotecnologia um pouquinho complexas, mas, quem tiver interesse em saber o nome das técnicas usadas, é só mandar sua pergunta!!!!

4 comentários:

  1. Zá, queria que você comentasse um pouco sobre os tantos benefícios dos transgênicos, do quanto da presença da trans-geotecnia (é assim que se escreve?) na vida de todo mundo, dissesse enfim que o assunto e nem suas consequências são "o capeta" como ainda pensam muitos.

    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é esse mostro que as pessoas pensam. Algumas instituições, como o Greenpeace, desaprovam e promovem até protestos contra os transgênicos. Mas é bom lembrar que são feitos testes sério antes da liberação da CTNBio, que é composta por membros inclusive do Meio Ambiente.
      O Greenpeace fez protestos contra os OGM com o argumento que insetos estavam morrendo por conta das plantas modificadas para expressar enzimas tóxicas contra pragas, mas se pararmos para pensar, os agrotóxicos fazem o mesmo e ainda prejudicam a saúde humana e animal. Há vantagens e desvantagens, assim como tudo, mas há também um estudo muito sério por trás dos OGM.

      Excluir
  2. Eu gostaria de saber, se há alguma contra indicação em relação à alguma doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não... Depois de inserido o DNA, ele passa a ser parte da semente, essa semente então irá produzir outras sementes já com o DNA modificado, mas que agora é parte dessas sementes...
      Contra indicações são para pessoas com alergias a esse alimento, por exemplo, pessoas que possuem alergia a abacaxi, não poderão da mesma forma comer o abacaxi geneticamente modificado.

      Excluir